Adeus à linguagem
IRREVERSÍVEL – 2002
Direção – Gaspar Noé
Elenco – Vincent Cassel, Monica Bellucci e Albert Dupontel.
Contado de trás para a frente, o filme narra a busca por vingança de Marcus e Pierre, depois que Alex (Monica Bellucci), namorada de Marcus e ex de Pierre, é estuprada violentamente.
Fonte: www.cineplayers.com
ESTRADA PERDIDA – 1997
Direção – David Lynch
Elenco – Bill Pullman, Patricia Arquette e Balthazar Getty.
Fred Madison (Bill Pullman) é acusado, sob misteriosas circunstâncias, de matar sua esposa Renee (Patricia Arquette). Ele logo se vê transformado em um outro homem, Pete Dayton (Balthazar Getty), possuindo uma vida completamente diferente. Quando Pete é solto no seu corpo e na sua mente, as coisas ficam cada vez mais misteriosas e intrigantes.
Fonte: www.cineplayers.com
21 GRAMAS – 2003
Direção – Alejandro González Iñárritu
Elenco – Sean Penn, Naomi Watts e Benicio Del Toro.
A história de três pessoas completamente normais que se cruzam em um insólito destino. Paul Rivers (Sean Penn) é um homem à espera de um coração, Christina Peck (Naomi Watts) é uma recente viúva e Jack Jordan (Benicio Del Toro) é um ex-presidiário, agora religioso, que caminha com o peso do passado em suas costas. Primeiro filme americano do diretor Alejandro González Iñárritu.
Fonte: www.cineplayers.com
O ESPELHO – 1975
Direção – Andrei Tarkovsky
Elenco – Margarita Terekhova, Yuri Sventisov e Oleg Yankovsky.
O mais autobiográfico trabalho do diretor Andrei Tarkovsky, onde o garoto Alexéi passa pelos mesmos problemas, alegrias e desgraças que o diretor passou, só que na tela. É um estudo da vida espiritual do homem contemporâneo, suas buscas e resoluções.
Fonte: www.cineplayers.com
O DISCRETO CHARME DA BURGUESIA – 1972
Direção – Luis Buñuel
Elenco – Fernando Rey, Delphine Seyrig e Paul Frankeur.
Em mais uma de suas travessuras surrealistas extremamante críticas, o espanhol Luis Buñuel conta a história de seis burgueses que se reúnem para um jantar, mas que, devido a estranhos acontecimentos, são impedidos.
Fonte: www.cineplayers.com
POSSESSÃO – 1981
Direção – Andrzej Zulawski
Elenco – Isabelle Adjani, Sam Neill e Margit Carstensen.
Uma mulher abandona sua família sem nenhuma razão. O marido decide procurá-la e descobrir a verdade sobre o que realmente aconteceu. De início ele pensa que ela está o traindo, mas aos poucos descobre incidentes cada vez mais bizarros que indicam algo mais do que um caso de traição.
Fonte: www.cineplayers.com
AMNÉSIA – 2000
Direção – Christopher Nolan
Elenco – Guy Pearce, Joe Pantoliano e Carrie-Anne Moss.
Rapaz que teve mulher brutalmente assassinada parte em busca de seu criminoso. Só que ele tem um problema: após o ocorrido, ele não consegue se lembrar por muito tempo de situações recentes, o que o deixa a mercê de anotações e na confiança das pessoas. Primeiro trabalho de grande expressão de Christopher Nolan, contado de uma forma bastante interessante, de trás para a frente, utilizando na construção do filme o modo como o personagem pensa.
Fonte: www.cineplayers.com
UM CÃO ANDALUZ – 1929
Direção – Luis Buñuel
Elenco – Simone Mareuil, Pierre Batcheff e Salvador Dalí.
Com roteiro co-escrito por Salvador Dalí, Luis Buñuel estreou como diretor neste curta-metragem, o marco inicial do surrealismo no cinema. Com clara influência da psicanálise, Buñuel e Dalí exploram o inconsciente humano, numa seqüência de cenas oníricas, incluindo o célebre momento em que um homem, interpretado pelo próprio diretor, corta, com uma navalha, o olho de uma mulher.
Fonte: www.cineplayers.com
ANO PASSADO EM MARIENBAD – 1961
Direção – Alain Resnais
Elenco – Delphine Seyrig, Giorgio Albertazzi e Sacha Pitoëff.
Num luxuoso e enorme palácio, transformado em hotel, entre corredores, salões decorados e estátuas, um estranho tenta convencer uma mulher casada a fugirem juntos. Ele diz conhecê-la. Diz que foram amantes. Entretanto, parece difícil fazê-la lembrar de que tiveram um caso (ou que não tiveram) no ano passado, em Marienbad.
Fonte: www.cineplayers.com
PERSONA – QUANDO DUAS MULHERES PECAM – 1966
Direção – Ingmar Bergman
Elenco – Bibi Andersson, Liv Ullmann e Gunnar Björnstrand.
Alma, uma enfermeira, deve cuidar de Elisabeth Vogler, uma atriz que está com a saúde muito boa, mas se recusa a falar de qualquer jeito. Com a convivência, Alma fala a Elisabeth o tempo todo, inclusive sobre alguns de seus segredos, nunca recebendo resposta. Logo Alma percebe que sua personalidade está sendo submergida na pessoa de Elisabeth.
Fonte: www.cineplayers.com
CIDADE DOS SONHOS – 2001
Direção – David Lynch
Elenco – Naomi Watts, Laura Harring e Lee Grant.
Nas avenidas de Los Angeles, verdade é mentira com ilusão. Em torno da indústria do cinema, personagens vivem suas fantasias surrealistas, desejos e esperanças frustradas, como a ingênua Betty (Naomi Watts), que chega do Canadá para se tornar atriz. Ela cruza com Rita (Laura Harring), que acaba de sofrer um acidente e sequer se lembra do seu próprio nome. Betty tenta ajudá-la a descobrir quem é. Em outra parte de Los Angeles, o diretor de cinema Adam Kesher está sendo convencido por dois estranhos irmãos, com pinta de mafiosos, a contratar uma atriz específica para seu filme.
Fonte: www.cineplayers.com
DONNIE DARKO – 2001
Direção – Richard Kelly
Elenco – Jake Gyllenhaal, Patrick Swayze e Maggie Gyllenhaal.
Donnie Darko é o típico adolescente perturbado de classe média. Após escapar por pouco da morte por ter ouvido um coelho do tamanho de um homem adulto, Donnie é convencido por este mesmo coelho, de aparência perturbadora, a criar o caos. O filme é um quebra-cabeça temporal, e pode ser interpretado sob diferentes formas.
Fonte: www.cineplayers.com
VELUDO AZUL – 1986
Direção – David Lynch
Elenco – Kyle MacLachlan, Laura Dern e Isabella Rossellini.
Jeffrey retorna para sua cidade depois de estar fora algum tempo e descobre uma orelha humana sobre o chão, em meio ao mato. Não satisfeito com a passividade da polícia em relação ao caso, ele e a filha de um detetive da polícia resolvem fazer sua própria investigação. Eles acabam entrando em um submundo bizarro, envolvendo um homem diabólico e uma linda, porém misteriosa, mulher.
Fonte: www.cineplayers.com
MEU JANTAR COM ANDRÉ – 1981
Direção – Louis Malle
Elenco – Wallace Shaw, Andre Gregory e Jean Lenauer.
Wally e André se reencontram em um restaurante. Após anos sem se verem, conversam sobre diversos temas filosóficos, sobre a carreira e o caminho que cada um seguiu.
Fonte: www.cineplayers.com
ANIMAIS NOTURNOS – 2016
Direção – Tom Ford
Elenco – Amy Adams, Jake Gyllenhaal e Michael Shannon.
Susan Morrow, dona de uma galeria de arte, é atormentada pelo romance de seu ex-marido, um suspense violento, enquanto relembra seu primeiro casamento e reflete sobre seu atual momento.
Fonte: www.cineplayers.com
LA JETÉE – 1962
Direção – Chris Marker
Elenco – Jean Négroni, Davos Hanich e Hélène Chatelain.
“Esta é a história de um homem marcado por uma imagem de infância. A cena que o perturbou por sua violência, e cujo significado compreenderia apenas muito mais tarde, ocorreu na plataforma principal do aeroporto de Orly, alguns anos antes do início da III Guerra Mundial”.
Fonte: www.cineplayers.com
CÓPIA FIEL – 2010
Direção – Abbas Kiarostami
Elenco – Juliette Binoche, William Shimell e Jean-Claude Carrière.
Na Itália para promover seu mais recente livro, um escritor inglês de meia-idade encontra uma jovem mulher francesa e viaja com ela para San Gimignano.
Fonte: www.cineplayers.com
VOTE NO SEU PREFERIDO